IMG_8573

A Mikaela Övén, de nacionalidade sueca, está há 15 anos em Portugal. Estudou em vários países e especializou-se nas áreas de Mindfulness e Parentalidade. Lançou recentemente um livro “Educar com Mindfulness”, que tem estado nos tops de vendas. Nesta entrevista, procurei saber mais sobre este conceito tão em voga – Mindfulness – pela voz de alguém que muito tem contribuído para divulgar a sua prática.

Podes seguir o trabalho da Mia através do seu site e da sua popular página do Facebook.

E pode espreitar aqui o livro Educar com Mindfulness.

TMC: Mia, afinal o que é o Mindfulness?

Mia: Muitas vezes quando se fala em Mindfulness está-se a falar de meditação, mas Mindfulness não é apenas meditação. Posso viver a minha vida toda de uma forma Mindful. Mindfulness é uma forma de eu viver a minha vida, é uma forma de eu me relacionar comigo, com a minha vida interna e externa, com os outros e todas as situações nas quais me encontro. Quando pratico Mindfulness observo o que é com presença consciente, sem julgamentos e com muita compaixão.

TMC: De que forma é que o Mindfulness pode ser útil aos seus praticantes?

Mia: Muitas vezes fala-se na diminuição de stress e aumento de foco e da concentração como alguns dos principais benefícios. Para mim, o Mindfulness oferece descanso, à mente e ao coração. Permite ao praticante sair das suas histórias e ver que são isso mesmo, histórias, e que o praticante pode decidir se quer continuar a contar essas histórias ou não e pode decidir como se vai relacionar com as histórias dos outros.

Mindfulness permite-nos fazer escolhas sábias, permite-nos ver com facilidade o que é mais importante agora. Além disso, a prática de Mindfulness é uma grande auto-descoberta, um aumento do auto-conhecimento e permite-nos sentir compaixão por tudo que descobrimos. O Mindfulness abre o coração ao verdadeiro mundo que se está a desvendar mesmo aqui a nossa frente e que conseguimos ver sem filtros.

TMC: Há cada vez mais empresas interessadas no Mindfulness. Será que é pelas razões certas?

Mia: Se são as razões certas ou erradas não sei. Sei que muitas empresas e muitas pessoas procuram o Mindfulness com grandes expectativas. Procuram a prática para conseguir algo. Ou seja, investem para receber (seja mais produtividade, menos stress ou outra coisa qualquer). Também sei que quando iniciamos uma prática de Mindfulness com uma expectativa, essa expectativa irá conduzir a experiência toda. A prática de Mindfulness não é como ir a um ginásio ou fazer uma dieta. Para mim, não é uma ferramenta. É muito mais que isso. Costumo dizer às pessoas que me procuram para prática de Mindfulness para agradecerem a razão que as levou até à pratica, e a partir de agora deixar essa razão partir, começar a praticar apenas pela pràtica em si, com muita curiosidade, e ver o que acontece.

TMC:Como pode alguém iniciar uma prática de Mindfulness?

Mia: Para a grande maioria das pessoas começar em escala pequena provavelmente é o ideal. Não precisas de ter mais tempo. Começa por escolher uma atividade que fazes todos os dias. Lavar os dentes, escovar o cabelo, tomar banho, tomar café. Uma atividade que achas que já fizeste muitas vezes e que fazes todos os dias. Escolhe essa atividade para a tua prática diária de Mindfulness. A prática é simples, sendo que a mente pode complicá-la: faz o que fazes enquanto o fazes. Ou seja, se escolheste lavar os dentes, então lava apenas os dentes enquanto lavas os dentes. Cada vez que reparares que a tua mente está envolvida em alguma história, volta com a tua atenção plena para o que estás a fazer, que é lavar os dentes. Observa os sabores, as movimentos, as sensações etc. Do início e até ao fim. Faz isso todos os dias durante pelo menos uma semana. Pode parecer banal. Faz na mesma. Observa, e vê o que acontece. Depois podes escolher mais uma coisa que fazes todos os dias, e depois talvez tenhas vontade de experimentar alguma prática mais formal, talvez sintas que afinal tens algum tempo para fazer uma meditação Mindfulness. No meu livro ”Educar com Mindfulness” tens um CD e muitas instruções que te podem ajudar.

TMC: Escreveste um livro em que aplicas o Mindfulness à Parentalidade e que se tornou num best seller. A que outras áreas se pode aplicar o Mindfulness?

Mia: Mindfulness é aplicável à vida! Toda! Tudo que fazes, podes fazer de uma forma Mindful. Podes fazer exercício de uma forma Mindful, podes comunicar de uma forma Mindful, podes abraçar de uma forma Mindful, fazer amor de uma forma Mindful…

Advertisements